Que tal fazer um carinho no gatinho?
Capucho tem a mania de babar nas coisas quando ganha carinho ou afofando sua mantinha.
Personagens desta tira: Capucho e Paulo
Transcrição
#ProBlueEntender
1- O humano Paulo está com o gatinho Capucho no colo e pergunta: Que belezinha. Quer um colinho papai?
2- Capucho está com um cara muito satisfeita enquanto recebe um carinho nas costas. Paulo diz: Quem é que gosta de uma cosquinha nas costas?
3- O humano, ainda com o gato no colo, pergunta com uma cara intrigada: E quem é que está babando muito na minha perna?
Licenciamento
Os conteúdos deste site estão disponíveis para licenciamento comercial. Se você representa uma editora, jornal, produtora, agência, site, escola, universidade ou qualquer outra organização interessada em licenciar algum destes trabalhos, entre em contato através do formulário disponível. Assim que recebermos seu e-mail, o autor entrará em contato para dar continuidade ao processo de licenciamento comercial.
Todos os conteúdos deste site podem ser compartilhados nas redes sociais, desde que seja citada a fonte e o autor, e não sejam realizadas alterações no conteúdo.
Possíveis usos no ensino
A tira em quadrinhos é um gênero textual que se caracteriza por contar histórias curtas, geralmente com humor, usando imagens e textos. Para interpretar uma tira em quadrinhos, é preciso observar tanto a linguagem verbal (as falas dos personagens) quanto a linguagem não verbal (os desenhos, as expressões faciais, os gestos, as cores, etc.).
Nessa tira em quadrinhos, podemos abordar os seguintes assuntos de gramática e português para o ensino fundamental:
- Flexão de gênero e número: é a variação que as palavras sofrem de acordo com o gênero (masculino ou feminino) e o número (singular ou plural) dos substantivos que elas se referem. Na tirinha, podemos observar exemplos de flexão de gênero e número nos adjetivos “belezinha” e “satisfeita”, que concordam com o substantivo “gato” no gênero feminino e no número singular.
- Coloquialismo: é o uso de expressões informais, populares ou regionais na linguagem falada ou escrita. Na tirinha, podemos identificar alguns coloquialismos, como “colinho”, “cosquinha”, “babando” e “na minha perna”, que revelam a intimidade e a afetividade entre o humano e o gato.
- Interjeição: é a palavra que expressa sentimentos, emoções, estados de espírito, reações ou apelos. Na tirinha, podemos notar o uso da interjeição “que” no primeiro e no terceiro quadro, que indica surpresa, admiração ou indignação do humano.
- Pronome interrogativo: é o pronome que introduz uma pergunta, podendo se referir a pessoas, coisas, lugares, modos, quantidades, etc. Na tirinha, podemos ver o uso do pronome interrogativo “quem” no segundo e no terceiro quadro, que indica uma indagação sobre a identidade ou a qualidade de alguém ou algo.
- Pronome possessivo: é o pronome que indica a posse de algo por uma das pessoas do discurso. Na tirinha, podemos observar o uso do pronome possessivo “minha” no terceiro quadro, que indica que a perna pertence ao humano que fala.
Interpretação de texto pode propor questões sobre o sentido da tira em quadrinhos, como:
- Qual é o conflito da história?
- Por que o gato Capucho está fazendo?
- O que o Paulo quis dizer com “E quem é que está babando muito na minha perna”?
- Qual é o efeito humorístico da tira em quadrinhos?
3 tipos de gato que eu sempre quis ter e nunca consegui: gato que está em lugar alto e pula nas suas mãos quando você chama, gato que te caça dentro de casa, e gato que baba.