
Esse pug sem noção
Que lambida deliciosa, hein Blue? Claramente fazer amigos não é o seu forte. Agora quero ver ensinar este pug sem noção a subir no muro.
Personagens desta tira: Blue e Mujicão
Transcrição
#ProBlueEntender
1 – O pug Mujicão distraído com uma borboleta fala: Você é um cachorro diferente.
2 – Continua e pergunta: Vai me ensinar a subir no muro? O gato Blue responde com sarcasmo: Ô!
3 – Mujicão dá uma grande lambida em Blue. [Onomatopéias de lambida]
4 – O pug fala: Gosto de você. o meu nome é Mujicão e o seu? Blue, todo babado responde: Blue…
Licenciamento
Os conteúdos deste site estão disponíveis para licenciamento comercial. Se você representa uma editora, jornal, produtora, agência, site, escola, universidade ou qualquer outra organização interessada em licenciar algum destes trabalhos, entre em contato através do formulário disponível. Assim que recebermos seu e-mail, o autor entrará em contato para dar continuidade ao processo de licenciamento comercial.
Todos os conteúdos deste site podem ser compartilhados nas redes sociais, desde que seja citada a fonte e o autor, e não sejam realizadas alterações no conteúdo.
Possíveis usos no ensino
A tira em quadrinhos é um gênero textual que se caracteriza por contar histórias curtas, geralmente com humor, usando imagens e textos. Para interpretar uma tira em quadrinhos, é preciso observar tanto a linguagem verbal (as falas dos personagens) quanto a linguagem não verbal (os desenhos, as expressões faciais, os gestos, as cores, etc.).
Nessa tira em quadrinhos, podemos abordar os seguintes assuntos de gramática e português para o ensino fundamental:
- Uso de pronomes pessoais: Podemos discutir pronomes como “você”, “ele”, “meu”.
- Concordância verbal: Analisar a concordância entre sujeito e verbo, como em “O pug Mujicão está distraído” e “Você é um cachorro diferente”.
- Onomatopeias: Explorar o uso de onomatopeias para representar sons, como “[Onomatopéias de lambida]”.
- Expressão de sentimentos e emoções: Examinar como as emoções são expressas na escrita, como “Gosto de você” para expressar afeição.
- Uso de vírgulas e reticências: Discutir o uso de pontuação para criar pausas e entonação, como em “Ah! Sim… claro…” e “[Onomatopéias de lambida]”.
- Estrutura frasal: Analisar a estrutura das frases, como em “O pug Mujicão está distraído com uma borboleta” e “Blue, todo babado, responde”.
- Adjetivos: Explorar o uso de adjetivos para descrever substantivos, como “diferente”, “sarcasmo” e “babado”.
- Artigos definidos e indefinidos: Discutir o uso de artigos, como “o” em “O pug Mujicão” e “um” em “um cachorro”.
- Uso de conjunções: Examinar o uso de conjunções, como “e” em “Meu nome é Mujicão e o seu?”.
Interpretação de texto pode propor questões sobre o sentido da tira em quadrinhos, como:
- Qual é o conflito da história?
- Por que o cão quer subir no muro?
- O que o gato Blue pode ter pensado sobre o cão?
- Qual é o efeito humorístico da tira em quadrinhos?
Mujicão é tipo aquele coleguinha da infância que a gente não gostava mas vivia grudado na gente e hoje lembramos com saudade porque não temos idéia de por onde ele anda.
Tem muitos desses!