
Pug observador esse Mujicão
Não dá pra dizer que esse pug é observador, afinal pugs vieram de fábrica sem o focinho. Deve ser difícil mesmo diferenciar um gato de um cachorro… só que não.
Personagens desta tira: Blue e Mujicão
Transcrição
#ProBlueEntender
1 – O pug Mujicão está cheirando o Blue. Blue, desconfiado fala: Ei. [Onomatopéias de cheirar]
2 – O Pug continua a cheirar. [Onomatopéias de cheirar]
3 – Mujicão solta uma pergunta para o gato Blue: Você é um cachorro, né?
4 – Blue, com sarcasmo, diz: Ah! Sim… claro… e você é muito observador. Mujicão se distrai com uma borboletinha.
Licenciamento
Os conteúdos deste site estão disponíveis para licenciamento comercial. Se você representa uma editora, jornal, produtora, agência, site, escola, universidade ou qualquer outra organização interessada em licenciar algum destes trabalhos, entre em contato através do formulário disponível. Assim que recebermos seu e-mail, o autor entrará em contato para dar continuidade ao processo de licenciamento comercial.
Todos os conteúdos deste site podem ser compartilhados nas redes sociais, desde que seja citada a fonte e o autor, e não sejam realizadas alterações no conteúdo.
Possíveis usos no ensino
A tira em quadrinhos é um gênero textual que se caracteriza por contar histórias curtas, geralmente com humor, usando imagens e textos. Para interpretar uma tira em quadrinhos, é preciso observar tanto a linguagem verbal (as falas dos personagens) quanto a linguagem não verbal (os desenhos, as expressões faciais, os gestos, as cores, etc.).
Nessa tira em quadrinhos, podemos abordar os seguintes assuntos de gramática e português para o ensino fundamental:
- Uso de pronomes pessoais: Podemos discutir pronomes como “você”, “ele”, “eu”.
- Concordância verbal: Analisar a concordância entre sujeito e verbo, como em “O pug Mujicão está cheirando” e “Você é um cachorro, né?”.
- Onomatopeias: Explorar o uso de onomatopeias para representar sons, como “[Onomatopéias de cheirar]”.
- Expressão de sentimentos e emoções: Examinar como as emoções são expressas na escrita, como “Ei” para expressar desconfiança e “Ah! Sim… claro…” para expressar sarcasmo.
- Uso de vírgulas e reticências: Discutir o uso de pontuação para criar pausas e entonação, como em “Ah! Sim… claro…” e “[Onomatopéias de cheirar]”.
- Estrutura frasal: Analisar a estrutura das frases, como em “O pug Mujicão está cheirando o Blue” e “Blue, com sarcasmo, diz”.
- Adjetivos: Explorar o uso de adjetivos para descrever substantivos, como “desconfiado” e “observador”.
- Artigos definidos e indefinidos: Discutir o uso de artigos, como “o” em “O pug Mujicão” e “um” em “um cachorro”.
- Uso de conjunções: Examinar o uso de conjunções, como “e” em “Ah! Sim… claro… e você é muito observador”.
Interpretação de texto pode propor questões sobre o sentido da tira em quadrinhos, como:
- Qual é o conflito da história?
- Por que o gato Blue está surpreso?
- O que o gato Blue quis dizer com “muito observador”?
- Qual é o efeito humorístico da tira em quadrinhos?