
Pugs resolvem seu problemas
Blue observa enquanto o pug Mujicão tem a grande missão de virar sozinho. Afinal, um pug não precisa de ajuda.
Personagens desta tira: Blue e Mujicão
Transcrição
#ProBlueEntender
1 – O pug Mujicão está caído de costas no chão. O Blue correndireção a ele dizendo: Você quer ajuda?
2 – O Pug tenta com ir de um lado para o outro para girar e responde: Não, tá tudo… bem… [Onomatopéia de esforço, UHG!]
3 – Mujicão tenta novamente com muito esforço. [Onomatopéia de esforço, HUHG!]
4 – O cãozinho suando consegue virar. Blue olha perplexo e fala: Isso foi intenso! O pug responde cansado: Ufa!
Licenciamento
Os conteúdos deste site estão disponíveis para licenciamento comercial. Se você representa uma editora, jornal, produtora, agência, site, escola, universidade ou qualquer outra organização interessada em licenciar algum destes trabalhos, entre em contato através do formulário disponível. Assim que recebermos seu e-mail, o autor entrará em contato para dar continuidade ao processo de licenciamento comercial.
Todos os conteúdos deste site podem ser compartilhados nas redes sociais, desde que seja citada a fonte e o autor, e não sejam realizadas alterações no conteúdo.
Possíveis usos no ensino
A tira em quadrinhos é um gênero textual que se caracteriza por contar histórias curtas, geralmente com humor, usando imagens e textos. Para interpretar uma tira em quadrinhos, é preciso observar tanto a linguagem verbal (as falas dos personagens) quanto a linguagem não verbal (os desenhos, as expressões faciais, os gestos, as cores, etc.).
Nessa tira em quadrinhos, podemos abordar os seguintes assuntos de gramática e português para o ensino fundamental:
- Uso de pronomes pessoais: Podemos discutir pronomes como “Você”, “ele”, “tudo” e “isso”.
- Concordância verbal: Analisar a concordância entre sujeito e verbo, como em “O pug Mujicão está caído” e “Você quer ajuda?”.
- Onomatopeias: Explorar o uso de onomatopeias para representar sons, como “UHG!” e “HUHG!”.
- Expressão de sentimentos e emoções: Examinar como as emoções são expressas na escrita, como “Ufa!” para expressar alívio.
- Uso de vírgulas e reticências: Discutir o uso de pontuação para criar pausas e entonação, como em “tá tudo… bem…” e “[Onomatopéia de esforço, UHG!]”.
- Estrutura frasal: Analisar a estrutura das frases, como em “O cãozinho suando consegue virar” e “Blue olha perplexo e fala”.
- Adjetivos: Explorar o uso de adjetivos para descrever substantivos, como “caído”, “cansado” e “intenso”.
- Artigos definidos e indefinidos: Discutir o uso de artigos, como “o” em “O pug Mujicão” e “um” em “Um cãozinho”.
- Uso de conjunções: Examinar o uso de conjunções, como “e” em “tudo… bem…”.
Interpretação de texto pode propor questões sobre o sentido da tira em quadrinhos, como:
- Qual é o conflito da história?
- Por que o gato Blue está impressionado?
- O que o gato Blue quis dizer com “Isso foi intenso”?
- Qual é o efeito humorístico da tira em quadrinhos?