Publicado em Deixe um comentário

Separados por uma porta – Blue e os Gatos #733

Os gatinhos mais novos da turma estão separados por uma porta. O que será que passa na cabeça deles?

Adaptação separados

Os gatinhos mais novos da turma estão separados por uma porta. O que será que passa na cabeça deles e que cheiro é esse?


Personagens desta tira: Capucho e Paco


Transcrição

#ProBlueEntender

1- O novo gato Paco está com o ouvido na porta tentando escutar algo e diz: Não ouço nada. Será que existe vida fora desse quarto?

2- Capucho continua sentindo um cheiro diferente enquanto uma porta os separam: Esse cheiro mexe comigo de uma maneira que nunca senti antes.


As tirinhas e demais histórias em quadrinhos publicadas neste site são criação de Paulo Kielwagen.

Os conteúdos deste site estão disponíveis para licenciamento comercial. Se você representa uma editora, jornal, produtora, agência, site, escola, universidade ou qualquer outra organização interessada em licenciar algum destes trabalhos, entre em contato através do formulário disponível. Assim que recebermos seu e-mail, o autor entrará em contato para dar continuidade ao processo de licenciamento comercial.

Todos os conteúdos deste site podem ser compartilhados nas redes sociais, desde que seja citada a fonte e o autor, e não sejam realizadas alterações no conteúdo.


A tira em quadrinhos é um gênero textual que se caracteriza por contar histórias curtas, geralmente com humor, usando imagens e textos. Para interpretar uma tira em quadrinhos, é preciso observar tanto a linguagem verbal (as falas dos personagens) quanto a linguagem não verbal (os desenhos, as expressões faciais, os gestos, as cores, etc.).

Nessa tira em quadrinhos, podemos abordar os seguintes assuntos de gramática e português para o ensino fundamental:

  • A pontuação: podemos observar o uso de diferentes sinais de pontuação na tira, como o ponto final, o ponto de interrogação, o ponto de exclamação e os dois pontos. Podemos explicar aos alunos a função e o significado de cada um desses sinais e como eles contribuem para a compreensão e a expressividade do texto.
  • A concordância verbal: podemos destacar o uso correto da concordância verbal na tira, como por exemplo, na frase “Não ouço nada”, em que o verbo ouvir está no singular porque concorda com o sujeito oculto eu. Podemos também contrastar esse uso com exemplos de frases incorretas, como “Não ouvem nada” ou “Não ouço ninguém”.
  • A intertextualidade: podemos explorar o conceito de intertextualidade, que é a relação entre um texto e outros textos que ele cita, referencia ou dialoga. Podemos mostrar aos alunos como a frase “Será que existe vida fora desse quarto?” é uma alusão à famosa pergunta “Será que existe vida fora da Terra?”, que é um tema recorrente na ficção científica e na astronomia. Podemos também pedir aos alunos que identifiquem outros exemplos de intertextualidade em outras tiras em quadrinhos ou textos diversos.

Algumas possíveis questões são:

  • Qual é o sujeito da oração “Não ouço nada”?
  • Qual é o predicado da oração “Será que existe vida fora desse quarto”?
  • Qual é a função sintática do termo “com o ouvido na porta”?
  • Qual é o tipo de frase “Esse cheiro mexe comigo de uma maneira que nunca senti antes”?
  • Qual é a classe gramatical da palavra “antes”?

Comentários

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.