
Esconde-esconde, tá quente ou tá frio
Capucho está um um esconderijo bem escondido, difícil saber se tá quente ou tá frio.
Personagens desta tira: Paulo e Capucho
Transcrição
#ProBlueEntender
1 – Paulo está procurando o gato Capucho e grita: Capucho? Capucho escondido em baixo do sofá responde: Tá morno.
2 – Seu dono se aproxima mais e repete: Capucho? Capucho escondido em baixo do sofá responde: Quente!
3 – O humano vai para a outra sala e o som se distancia: Capucho? Capucho escondido em baixo do sofá responde: Esfriou.
4 – Capucho escondido e sozinho responde: Volta, está congelando!
Licenciamento
Os conteúdos deste site estão disponíveis para licenciamento comercial. Se você representa uma editora, jornal, produtora, agência, site, escola, universidade ou qualquer outra organização interessada em licenciar algum destes trabalhos, entre em contato através do formulário disponível. Assim que recebermos seu e-mail, o autor entrará em contato para dar continuidade ao processo de licenciamento comercial.
Todos os conteúdos deste site podem ser compartilhados nas redes sociais, desde que seja citada a fonte e o autor, e não sejam realizadas alterações no conteúdo.
Possíveis usos no ensino
A tira em quadrinhos é um gênero textual que se caracteriza por contar histórias curtas, geralmente com humor, usando imagens e textos. Para interpretar uma tira em quadrinhos, é preciso observar tanto a linguagem verbal (as falas dos personagens) quanto a linguagem não verbal (os desenhos, as expressões faciais, os gestos, as cores, etc.).
Nessa tira em quadrinhos, podemos abordar os seguintes assuntos de gramática e português para o ensino fundamental:
- Uso de pronomes pessoais: Podemos discutir pronomes como “você”, “ele”.
- Concordância verbal: Analisar a concordância entre sujeito e verbo, como em “Paulo está procurando” e “Capucho responde”.
- Uso de expressões idiomáticas: Explorar o uso de expressões como “Tá morno” e “Está congelando” para indicar proximidade.
- Expressão de sentimentos e emoções: Examinar como as emoções são expressas na escrita, como “Capucho escondido” para mostrar a ação do gato.
- Uso de vírgulas e reticências: Discutir o uso de pontuação para criar pausas e entonação, como em “Capucho? Capucho escondido” e “Volta, está congelando!”.
- Estrutura frasal: Analisar a estrutura das frases, como em “Paulo está procurando o gato Capucho e grita” e “Seu dono se aproxima mais e repete”.
- Adjetivos: Explorar o uso de adjetivos para descrever substantivos, como “morno”, “quente”, “congelando”.
- Artigos definidos e indefinidos: Discutir o uso de artigos, como “o” em “o gato Capucho” e “um” em “um gato”.
- Uso de conjunções: Examinar o uso de conjunções, como “e” em “Paulo está procurando o gato Capucho e grita”.
Interpretação de texto pode propor questões sobre o sentido da tira em quadrinhos, como:
- Qual é o conflito da história?
- Que tipo de brincadeira o gato Capucho está brincando?
- O que o gato Capucho pode ter pensado quando o tutor vai embora?
- Qual é o efeito humorístico da tira em quadrinhos?