
Hora da música, solta o som
As visitas são sempre bem vindas em casa. Principalmente para ficar fazendo um som.
Personagens desta tira: Paulo, Nádia e Capucho
Transcrição
#ProBlueEntender
1 – Capucho brincando com fios de cabelo [Onomatopéias de corda musical]
2 – Seu dono se aproxima mais e repete: Capucho? Capucho escondido em baixo do sofá responde: Quente!
3 – O gatinho fala: Agora o Rock’n’roll!
4 – Paulo fala: Tá tudo bem com você? Capucho está tocando um rock com o cabelo da Nadia. [Onomatopéias de guitarra elétrica]
Licenciamento
Os conteúdos deste site estão disponíveis para licenciamento comercial. Se você representa uma editora, jornal, produtora, agência, site, escola, universidade ou qualquer outra organização interessada em licenciar algum destes trabalhos, entre em contato através do formulário disponível. Assim que recebermos seu e-mail, o autor entrará em contato para dar continuidade ao processo de licenciamento comercial.
Todos os conteúdos deste site podem ser compartilhados nas redes sociais, desde que seja citada a fonte e o autor, e não sejam realizadas alterações no conteúdo.
Possíveis usos no ensino
A tira em quadrinhos é um gênero textual que se caracteriza por contar histórias curtas, geralmente com humor, usando imagens e textos. Para interpretar uma tira em quadrinhos, é preciso observar tanto a linguagem verbal (as falas dos personagens) quanto a linguagem não verbal (os desenhos, as expressões faciais, os gestos, as cores, etc.).
Nessa tira em quadrinhos, podemos abordar os seguintes assuntos de gramática e português para o ensino fundamental:
- Pontuação: Uso de pontos de interrogação, exclamações e travessões para demarcar diálogos.
- Ortografia: Correção de palavras como “embaixo” (em vez de “em baixo”).
- Estrutura textual: Identificação de falas em uma tira em quadrinhos.
- Uso de onomatopeias: Importância e aplicação em textos narrativos e descritivos.
- Pronomes pessoais: Utilização de “você”, “tá”.
- Verbos: Análise de tempos verbais como presente (“responde”, “fala”).
- Gênero textual: Reconhecimento da tira como gênero textual cômico.
- Semiótica: Interpretação das expressões faciais e ações dos personagens.
- Interpretação textual: Exploração do contexto humorístico e simbólico, como o “rock com cabelo”.
- Uso de linguagem coloquial: Presença de palavras como “tá” e seu papel na construção de uma fala mais informal.
- Relação texto-imagem: Integração entre o texto e os desenhos para transmitir a mensagem.
Interpretação de texto pode propor questões sobre o sentido da tira em quadrinhos, como:
- Qual é o papel das onomatopeias na construção do humor da tira?
- O que Paulo quis dizer com “tá tudo bem com você?” e como isso reflete o contexto da cena?
- Qual a relação entre as ações de Capucho e o título humorístico da tira?
- Como o uso de linguagem coloquial contribui para a caracterização dos personagens?